terça-feira, 6 de julho de 2010

ESTUDOS BÍBLICOS


A CONTRIBUIÇÃO NO REINO DE DEUS 2 CO 9.10-14.

Contribuir, com dízimos e ofertas para o Reino de Deus, faz parte da nossa obediência a Deus, e dá nossa fidelidade ao Senhor.

DIZIMO.
 ABRAÃO, o Homem aquem Deus chamau, escolheu e fez uma grande promessa, Gn 12.1-4 é o primeiro crente citado na Bíblia como dizimista. “Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”... GN.14.20; Este servo fiel entregou o Dizimo a melquisedeque sacerdote do Deus Altíssimo. De acordo com Gl 3.6-9, Abraão é O pai da fé, e seus filhos devem seguir os seus bons exemplos.
 JACÓ, Herdeiro da Promessa de Deus a Abraão, se comprometendo a ser fiel, “e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”. GN.28.18-22. Não ah como ser fiel a Deus e não ser dizimista.
 NA LEI, No tempo da lei Deus ordenou a entrega dos dízimos, DT 12.14.22,23.
 JESUS, Jesus também falou dos dízimos com os fariseus “deveis, porém, fazer estas coisas, (entregar os dízimos) e não omitir aquelas”.(o juízo, a misericórdia e a fé) MT.23.23.
QUEM NÃO DIZIMA Ml 3.7-10
Está desviado dos mandamentos v 7;
Está roubando de Deus v 8;
Está amaldiçoado v 9;
Se for avarento I Co 6. 10 não vai para o céu.

OFERTAS. A Bíblia fala de muitas oferta, porém, vamos falar apenas de duas as mais conhecida nos nossos dias.

1. OERTA ALÇADA, Ex 25.1-9,Esta oferta tinha um proposito especifico, a Construão do Tabernaculo. Este tipo de oferta parece ter o mesmo valor dos Dizimos veja: Ml 3.8.

2. OFERTA VOLUNTARIA, Quanto as ofertas, Paulo disse que Deus ama o que dá com alegria “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”. 2 CO 9.7. E “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará” 2 Co 9.6. JESUS disse: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lc 6.38



Tema:
Jesus Salva, Cura e Batiza com Espírito Santo. Mt 28.20
Um Excelente Tema! Um Importante Tema.
Porquê?
• VEJAMOS TRÊS RAZÕES:
1º É UM SONHO DE TODOS NÓS.
• Vê, Jesus Salvar, Curar e Batizar com Espírito Santo é o desejo da maioria das Pessoas.Acredito que não tem obra mais importante para um pastor.
• 2º SÃO OS FRUTOS DO EVANGELHIO.
“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome...” Mc 16. 17,18;
• 3º É A VONTADE DE DEUS PARA OS PECADORES.
“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem,...”. I Tm 2.3,4.

DENTRO DO TEMA
• Jesus Salva, Cura e Batiza com Espírito Santo. Mt 28.20.
Vou Falar Sobre:
A PRIORIDADE DE JESUS.
QUAL A PRIORIDADE DE JESUS?
Salvação das Almas. Is 61.1,2.
Essa era sem dúvida a prioridade de Jesus.

• Ele Veio Buscar e Salvar. Lc 19.10;
• Ele Veio Dar Vida. Jo 10.10 b;
• Ele Veio Libertar os Oprimidos Lc 4.18,19.

POR AMOR AS ALMAS JESUS SE DISPÔS:

1º A MORRER.

• “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.Jo 3.16.

• “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.Jo 10.11.

• “Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas”.Jo 10.15

• “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la”.Jo 10.17.

2º A EVANGELIZAR.
• “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”.Mt 4.17;

• “... veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho”.Mc 1.14,15;

• “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”.Mt 9.35;

Jesus dedicou toda o seu ministério na pregação do evangelho.
• Ele aproveitou todas as oportunidades e pregou em todos os lugares:
• No monte, Mt 5.1,2;
• No pé do monte, 8. 1_4;
• Na roça, Mt 12._12;
• Na sinagoga, Mt 12.9;
• Na casa, Mc 3.20;
• No templo, Mt 21.12; 24.1;
• Na praia, Mt 13.1,2; etc.
Para Jesus pregar o Evangelho era algo urgente.
• Ele fez serão pela salvação das almas.
“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” Jo 5.17;

Para Jesus evangelizar, era mais urgente do que comer.

• “Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.” Jo 4.32_34;

• “E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.” Mc 3.20

Ele Nos enviou a pregar.
• Ele mandou Doze. Mt 10. 1, 5, 7,8;
• Ele mandou Setenta. Lc 10.1_;
• Ele mandou que pedíssemos a Deus por evangelistas. Lc 10.2;
• Ele mandou pregar para todos. Mc 16.15;
• Ele mandou ensinar e Batizar. Mt 28. 19,20;
• Ele mandou o Espírito Santo para nos ajudar a pregar. At 1.8.
• Ele nos enviou a pregar. Jo 17.18; 20.21 b.

Para Refletirmos:
• A prioridade de Jesus era salvar os pecadores e a nossa?
• Jesus fez tudo pelas almas, e nós?
• O que temos feito para Deus salvar alguém?
• Qual é a nossa prioridade?
• A IGREJA TEM CUMPRIDO O SEU PAPEL?
• RESPONDA PARA DEUS.

ESCUTE!
• “Esta É Uma Estória Sobre Quatro Pessoas: Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um E Ninguém. Havia Um Importante Trabalho A Ser Feito, Todo Mundo Tinha Certeza De Que Alguém O Faria. Qualquer Um Poderia Tê-Lo Feito, Mas Ninguém O Fez. Alguém se Zangou Porque Era Trabalho De Todo Mundo. Todo Mundo Pensou Que Qualquer Um Poderia Fazê-Lo, Mas Ninguém Imaginou Que Todo Mundo Deixasse De Fazê-Lo. Ao Final, Todo Mundo Culpou Alguém, Quando Ninguém Fez O Que Qualquer Um NÃO SE ENGANE Poderia Ter Feito”.
POR QUEM NÓS ESTAMOS ESPERANDO?
Missi: Freire Bel. Em Teologia (autor do estudo)

TEMA:
A MISSÃO DA IGREJA?

Texto: Is 43.10-13; Is 43.7. “Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibas, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?” Is 43.10-13.
“a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz”. Is 43.7.

De acordo com vários textos Bíblicos, a missão da Igreja é ser Testemunha do Senhor. O Senhor espera que sua Igreja compra essa missão. Testemunhar para os povos não alcançados é a grande tarefa da Igreja de Cristo nesta Terra.

Vejamos outras passagens Bíblicas:
I Pe 2.9. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”;

Marcos registrou Jesus dizendo. “Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti”. Mc 5.19.
Jesus disse:
Mt 5. 13-16. “Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu”.
Rm 10. 14,15. “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas’!
Ele Nos enviou a pregar.
• Ele mandou Doze. Mt 10. 1, 5, 7,8;
• Ele mandou Setenta. Lc 10.1_;
• Ele mandou que pedíssemos a Deus por evangelistas. Lc 10.2;
• Ele mandou pregar para todos. Mc 16.15;
• Ele mandou ensinar e Batizar. Mt 28. 19,20;
• Ele mandou o Espírito Santo para nos ajudar a pregar. At 1.8.
• Ele nos enviou a pregar. Jo 17.18; 20.21 b.
> Será que a Igreja de hoje tem cumprido a sua missão?
> E você, tem feito o que Jesus mandou?
> Será que temos sido pelo menos um servo inútil? Lc 17.10. “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer”.
A responsabilidade é de todos nós.
Missi: Freire Bel. Em Teologia (autor do estudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário